top of page
IMG_2988-min.JPG
Acreditamos que a transformação social ocorre de dentro para fora

Por mais que políticas, projetos e programas sejam construídos visando impactar duras realidades, estas só passam por uma transformação efetiva se os atores envolvidos estão politizados o suficiente para compreenderem o que se passa nos seus territórios (físicos e simbólicos) e a partir daí adotarem novas posturas e práticas frente aos problemas.

Por isso, a transformação social parte, em primeiro lugar, da participação social efetiva, ou seja, aquela que é consciente e politizada. A presença dos corpos em reuniões não é, em última instância, uma participação efetiva. Facilitar o processo de ruptura dessas estruturas engessadas, fortalecendo e politizando os grupos sociais vulnerabilizados, é o nosso papel central como consultoria.

Logo_e_Decod_Tewá-12.png
IMG_8718-min.jpg

Objetivo de impacto

Promover a participação social efetiva visando a transformação social

estratégia de atuação

Politizar os diferentes atores envolvidos com metodologias e ferramentas sociais (tecnologia social).

Fortalecer o capital institucional dos territórios impactados.

Fortalecer o tecido social para que possam modificar suas próprias realidades.

Abrir espaços de diálogo e escuta nas estruturas de poder decisório.

IMG_8718-min.jpg

metodologia

Para que uma transformação social ocorra, é necessário que os programas, projetos e ações em contextos territoriais trilhem o ciclo da mudança em cada processo de trabalho. Por isso, a Tewá 225 desenvolveu uma metodologia com foco no caminho da consciência para as iniciativas que visam impacto positivo e a promoção de desenvolvimento, com participação social.

Esse ciclo passa por 4 etapas com foco na geração de valor compartilhado para a sociedade, as organizações proponentes e as comunidades locais, trabalhando com especial foco para a autonomia dos territórios:

CONVERSAR

Com os envolvidos, construindo narrativas e avaliando estratégias e inciativas de geração de valor a partir de dados qualitativos advindos da escuta.

CONSTRUIR

Visando a transformação, a atuação ecossistêmica, o refinamento da estratégia, programas, práticas e iniciativas.

Experiências estruturando uma gestão do conhecimento com visitas à replicabilidade enquanto tecnologia social e aprimoramento contínuo.

CONSOLIDAR

Sobre os desafios bem como os dados secundários, informações e quem são os atores, quais suas dores e anseios.

CONSCIENTIZAR
Metodologia

Áreas de atuação

Conheça nossas áreas de atuação: Dinâmicas Territoriais e Geração de Conhecimento. Nestas duas áreas desenvolvemos produtos e serviços que atendem a necessidades sociais reais e auxiliam o desafio das instituições públicas, privadas e do terceiro setor na produção de conhecimento e na transformação de suas realidades territoriais a partir de processos participativos.

bottom of page